foto: Luiz Eduardo Carneiro

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Me apresento

Uma noite ele foi feito.
Aquela que ía gerá-lo, tinha gerado um monte, ele era o último; e ela já estava na faixa dos quarenta anos.
Aquele que o fez, trabalhava bastante; mas era artista e boêmio. Naquela noite, estava a passeio em casa, trabalhava em outra cidade; e deixou a semente no ventre da sua mulher.
Será menopausa? Não. Era ele!!! A mãe: - Que vergonha! Parir ao mesmo tempo que a filha mais velha!
O nascimento foi festivo, onze pessoas no quarto da maternidade para receber o bebê, era cabeludo e de olhos puxados. O único irmão homem finalmente realizou o sonho de ter um irmãozinho homem também, mas já não tinha tanta graça, tinha esperado demais, e além disso era tão pequeno e frágil; mas mesmo assim fez mil promessas do tipo: - Vou pagar seus estudos, etc.
A mãe tinha uma dilema: Curtir o filho temporão ou o primeiro neto? Qualquer que fosse a opção ela seria julgada por dar preferência ao filho (que é natural). Apesar dos esforços para não existir diferenças; tanto o filho, como o neto e a mãe/avó sofreram com esse impasse, embora o amor estivesse sempre presente.
Mil expectativas em cima desta criança. O tempo foi passando e a criança crescendo com forte inclinação para as artes. "Ah!!! Como é inteligente e falante. Desenha e pinta muto bem! (Este menino precisa ser podado porque o mundo real não tem as cores que ele pinta)". Ele tinha tudo para ser um vitorioso na vida. Será?!!! Notas boas sempre, e quadro de honra na escola. Era um menino talentoso, mas de olhos tristes; apesar de não ter motivos. Será?!!! Sempre apaixonado por alguma das coleguinhas da classe.
Chegou a adolescência, ele continuava apaixonado por uma outra das suas colegas da classe, mas as notas já não eram tão boas e o pensamento sempre vagando. Mil idéias, criatividade e hormônios borbulhando. A timidez tomou conta. Viu que não era um modelo de perfeição que impuseram a ele, e cobravam: -"Você tem a obrigação de se destacar!!!" Mas ele não conseguia, ele era apenas um adolescente cheio de sonhos comum à sua idade, nada mais. Foi se decepcionando com a vida, com a colega pela qual era apaixonado, com o sobrinho da mesma idade, e consigo mesmo. Namoradas??? Muita decepção, sempre esperava demais! E... sofria... sofria... sofria...
Na juventude tinha muitos amigos. Ele era interessante, se vestia bem, era criativo e arrojado. Alvo de admiração e inveja. Começou a trabalhar com fotografia, tinha conseguido um certo destaque na área, apesar de bem jovem. Ganhava dinheiro e viajava muito, emprestava aos amigos. Exercia uma liderança na turma de amizades. Era, de certa forma, bem sucedido. Cursou uma faculdade e saiu em busca de algo que ele não sabia o que era. Mudou de cidade, deixando de lado a estabilidade que tinha conquistado e foi atrás desse "algo". Aprendeu, sofreu, lutou, divertiu, ganhou, perdeu, experimentou, abusou, noivou, separou, amou, desiludiu e voltou.
Quando voltou, já não tão jovenzinho, os amigos já estavam estabilizados na vida e a maioria deles já tinha casado. Já não achava mais seu espaço, era o "queridinho" da turma e também o "diferente". Já não conseguia se identificar com eles. Têve depressão, tomou remédio, fez análise, quase perdeu o rumo e a capacidade de sonhar. Mas conseguiu se levantar.
Agora com, aproximadamente, a idade que sua mãe engravidou dele. Uma idade que era tão longínqua! Não casou, não tem filhos e não construiu patrimônios. Mas continua aquele menino inteligente e cheio de talentos. Novamente, saiu em busca do "algo".
Sucesso?!!! O que é sucesso? Se for não ficar parado e ir atrás de coisas que acredita mesmo que estejam fora dos padrões familiares; se for nunca deixar de trabalhar com o que realmente gosta; se for realizar projetos artísticos de maneira profissional e eficaz; se for tudo isso: Ele é um homem de sucesso! Mesmo não tendo uma vida dentro dos padrões impostos, não tendo filhos e nem patrimônios. Uma vez, uma amiga comentou que na vida dele nada dava certo. O que é dar certo?!!! É seguir padrões?!!! ???
O que é importante é que ele nunca parou, está sempre inquieto e em busca. E com muita força, sempre recomeçando!!! Sempre mais forte do que quando começou.

Ele é fotógrafo profissional, ator e produtor cultural. Quem é ele? Ele sou eu.


Luiz Eduardo Carneiro (Dado)

12 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso o seu texto, amigo! Sincero, comovente, bem escrito e... vc conseguiu sintetizar a sua jornada de uma forma que poucos conseguem , não por falta de experiência aventuras, mas por talento mesmo! Parabéns, pela exposição e sucesso (o de verdade!)neste seu espaço!

    Beijos,
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Legal Dado... parabéns pela a iniciativa, Sucesso!!!! Apesar de sermos tão próximos, vivemos muito distantes... só tenho a agradecer pela a oportunidade de conhecer mais um muito de vc, e de seu trabalho.Talento sei que tens...Fico Feliz!!!è maravilhoso. bjobjobjo...huahuahua... vou acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Salve , salve meu querido amigo! Adorei seu blog ! Parabenssssss!!!! Como vc , tbm ja mudei de casas, cidades e ate país muitas vezes , mas nem a distancia foi capaz de estragar nossa amizade . Vc é um amigo que admiro muito pelo seu talento e pela pessoa que é, e passe o tempo que passar estaremos sempre juntos em nossos coraçoes. Um beijo grande..........Vivi

    ResponderExcluir
  4. Queridas Anna, Claudiana e Vivi!
    Fico feliz com suas palavras. Obrigado pelo carinho. Mil bjos p vcs!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Como não dou poeta empresto as palavras de Fernando Pessoa "A Arte inferior é agradar, a arte média é elevar, a arte superior é libertar" Dado é um homem de alma livre, embora tenha tentado enjaular-se por tempos. Seu corpo parecia aprisionado por sua criatividade, a expontaneidade própria dos artistas reclusa pelo medo de desagradar. Não basta ser artista é preciso exercer a arte, por isso, é um caminho tão difícil, pois a liberdade deve ser concedida pelo próprio prisioneiro. Dado fiquei emocionada ao ler o seu relato e perceber que você conseguiu superar seus limites e abria a porta de sua jaula. Desejo que continue exercendo sua liberdade. Estarei sempre aplaudindo. Aline

    ResponderExcluir
  6. Dadinho, não tenho o dom com as palavras com minha esposa...Mas achei da hora o que vc escreveu...Artista é f....Parabens pela luta e determinaçao ...estamos com vc.
    um abraço Diogo ( seu sobrinho irmão)

    ResponderExcluir
  7. Ola meu querido amigo...!!! Parabens! que Deus abençoe sempre seus trabalhos com a sensibilidade que somente pode vir Dele!
    Calamity ardida como pimenta!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dado, Fiquei feliz de ver seu belo blog, ler seu texto, que expoe, que liberta. Aplaudo por estar firme em sua caminhada e por dominar a arte de fazer o que gosta!

    ResponderExcluir
  9. Só tenho a agradecer as lindas palavras de todos vcs. Aline, meus sobrinhos Diogo e Thiago e minha amiga Mazza. É muito bom ter vcs na minha vida. Bjo a todos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dado!

    Li seu blog e fiquei muito emocionada!!!!
    Vc é um artista nato, e retratou-se bem nesse seu "Me apresento"... é a sua cara. Vc está conseguindo superar todos os obstáculos que jah encontrou em toda a sua jornada (foram muito altos e baixos,eu sei). Agora, deixe o que passou, comece tudo de novo com um astral sempre positivo,que vc conseguirá, nunca eh tarde...Parabéns pela sua arte, que eh tudo de bom; não se deprecie. Além de tudo eh um escritor e tanto; quem sabe ainda não escreve sua autobiografia, heim?!!!
    Beijão da sua irmã que te ama
    Sônia

    ResponderExcluir
  11. LINDO!!COMO SEMPRE TUDO QUE FAZ,TUDO QUE DIZ E SENTE SÃO REALMENTE VINDOS DE DENTRO PRA FORA...ARTISTA TOTALMENTE!
    APESAR DE ATUALMENTE NÃO DIZER COMO ANTES O QUANTO VOCE É ESPECIAL PRA MIM AMO VC!E FICO MUITO FELIZ DE VER VOCE FELIZ!
    AMO VC...AMO VC...AMO VC...RÊ

    ResponderExcluir
  12. Renata, minha irmãzinha!
    É muito bom ler essas suas palavras!!! Me faz muito bem pq te amo muito! E amo tbem a família q vc contruiu! Te amo!!!!

    ResponderExcluir