foto: Luiz Eduardo Carneiro

terça-feira, 8 de junho de 2010

Proximidade e Distância

Ultimamente, eu tenho pensado muito no fato de que a distância física pode aproximar as pessoas. Em alguns casos, a convivência é muito desgastante e quando estamos distantes temos a oportunidade de analisar melhor os sentimentos e descobrir coisas que não percebíamos. É óbvio, que é necessário a convivência para crescer qualquer tipo de relação; seja ela familiar, profissional, sentimental e de amizade. Mas precisamos de momentos fora daquele convívio, o desgaste do dia a dia é muito prejudicial e faz com as coisas importantes sejam subestimadas. É preciso ficar atento!
O momento atual é bastante propício para que a distância não seja empecilho para realização de várias coisas; principalmente, no campo profissional, onde uma grande parte do funcionamento se deve ao avanço da tecnologia, mais precisamente a internet. Textos, documentos, fotos e vídeos são enviados para qualquer parte do mundo, praticamente de forma instantânea. Com essa agilidade se ganha em tempo.
Já no campo sentimental, funciona de outra forma. É difícil conseguir um equilíbrio entre envolvimento e distanciamento, que é diferente de convívio e distância física. Muito envolvimento pode distanciar e o distanciamento pode aproximar. É louco isso, né?
Por outro lado, o ser humano só consegue matar a saudade com o contato físico. Telefonema, internet ou a (quase esquecida) carta só amenizam; mas ela continua lá para lembrar que não podemos viver longe, por muito tempo, de quem amamos. Uma coisa é certa, estar próximo não depende da distância.

Um comentário:

  1. Engraçado né? É como a essência, e a aparência, as vezes convivemos tão próximos com pessoa queridas, e não conseguimos penetrar a sua essência... penso que pela escrita, deixamos a nossa alma falar por nós,sensibilizados pela distância, trazendo assim de volta a proximidade que as vezes não tivemos a oportunidade de compartilhar-mos. bjo Dado

    ResponderExcluir